A Ditadura do Pensamento – O Marxismo e o Silenciamento da Verdade

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Subordinar a verdade à ação não é apenas um erro teórico, mas a negação da própria verdade como um critério independente da vontade. 
Ao transformar a verdade em serva da ação, nega-se sua natureza independente, abrindo caminho para que a realidade seja moldada conforme conveniências ideológicas. Tanto o pragmatismo quanto o marxismo cometem esse erro, mas no caso do marxismo, ele assume uma forma ainda mais grave, pois não se trata apenas de um equívoco filosófico, mas de uma doutrina política convertida em método de dominação.

Se Marx tivesse se limitado a uma análise econômica ou histórica, seu sistema poderia ter permanecido no campo das hipóteses. Mas sua ambição era outra: construir uma ciência social que não apenas descrevesse a realidade, mas a transformasse. Esse impulso, não era científico, mas religioso. A ciência, para ser ciência, deve buscar a verdade independentemente das consequências políticas; Marx, ao contrário, quis forjar uma ciência que fosse ao mesmo tempo instrumento de poder e justificativa para um partido inquestionável.

A epistemologia marxista, ao afirmar que todo conhecimento é condicionado pela luta de classes, destrói a própria possibilidade de um conhecimento objetivo. Se toda teoria reflete um interesse de classe, então o marxismo, como teoria, não passa de um reflexo dos interesses do proletariado revolucionário. Mas se isso for verdade, ele não pode reivindicar objetividade; se for falso, colapsa como uma ideologia entre outras. Marx nunca solucionou esse paradoxo, apenas o varreu para debaixo do tapete dialético.

A psicologia desse erro revela um mecanismo comum nas ideologias totalitárias: a confusão entre conhecimento e vontade. O marxista não busca a verdade, mas a vitória. O intelecto, que deveria servir à contemplação e à descoberta, é instrumentalizado para justificar um fim político. O pensamento se torna servil ao partido, e qualquer desvio é denunciado como “falsa consciência” ou “desvio burguês”. Aqui se manifesta um dos traços mais marcantes da mentalidade revolucionária: a submissão total da verdade à vontade do poder.

Essa confusão não é apenas uma falha lógica; ela tem consequências devastadoras. A subordinação da verdade à política leva inevitavelmente à destruição da ciência e à instrumentalização da cultura. A União Soviética, ao adotar a biologia lysenkista, não apenas condenou milhões à fome, mas demonstrou o destino inevitável de qualquer sistema que dissolva a fronteira entre teoria e prática: a verdade se torna irrelevante, a realidade é moldada pela ideologia e a mentira sistematizada se torna norma.

A falha fundamental do marxismo não está apenas em sua metodologia epistemológica, mas em sua estrutura psicológica. Ao prometer um conhecimento “total” da sociedade, ele oferece uma segurança ilusória ao intelecto inseguro. O militante marxista não precisa duvidar, questionar ou investigar; ele já possui a chave interpretativa para todos os fenômenos do mundo. Essa ilusão de onisciência é psicologicamente irresistível para aqueles que temem a complexidade da realidade e buscam uma narrativa que forneça um sentido absoluto à existência.

Aqui reside o verdadeiro perigo do socialismo: ele não apenas erra na compreensão da realidade, mas cria um tipo de mente incapaz de reconhecê-la. O militante, convencido de que todo conhecimento alternativo é um produto da ideologia burguesa, se blinda contra qualquer correção. Seu pensamento se torna impenetrável ao argumento racional porque sua crença não é racional, mas existencial. O socialismo, ao se apresentar como ciência, assume a forma de doutrina; ao se proclamar racional, se torna imune à razão.

Essa característica explica por que o marxismo sobreviveu ao colapso de todas as suas previsões. Marx previu a iminente destruição do capitalismo, o agravamento das contradições de classe, a inevitabilidade da revolução proletária, e todas essas previsões falharam. Mas o marxista não abandona sua crença, porque sua fidelidade ao sistema não depende de sua veracidade, mas de sua função psicológica. Ele não adere ao marxismo porque ele é verdadeiro, mas porque precisa que ele seja verdadeiro. O erro, assim, se cristaliza como uma necessidade emocional e social.

A destruição da verdade não é um efeito colateral do socialismo, mas seu objetivo lógico. A verdade, sendo um critério independente da vontade, é um obstáculo para qualquer ideologia que pretenda remodelar a realidade conforme seus próprios termos. Um partido revolucionário que se propõe a transformar o mundo deve, antes de tudo, destruir a possibilidade de uma verdade transcendente. Isso explica a hostilidade marxista à religião, à metafísica e até mesmo à lógica clássica: qualquer critério de verdade que transcenda a luta política é uma ameaça ao monopólio da ideologia.

O pragmatismo, ao afirmar que a verdade é apenas aquilo que funciona, cria o terreno filosófico para essa perversão, mas é o marxismo que a implementa na prática com um rigor totalitário. Se a verdade deve servir a um projeto político, então toda ciência, toda cultura e todo pensamento devem ser subordinados ao partido. No limite, não há mais diferença entre verdade e propaganda, entre conhecimento e obediência. O resultado final é a tirania do discurso oficial, onde a mentira se torna norma e a realidade um crime de Estado.

A dissolução da fronteira entre teoria e prática, verdade e ação, conhecimento e ideologia não é um erro inofensivo. Ela destrói a própria estrutura da civilização. Um mundo onde a verdade é definida pelo partido é um mundo onde a mentira se torna uma necessidade política. Isso não é um risco teórico, mas uma lição histórica. A verdade, quando sacrificada em nome de um ideal revolucionário, não desaparece; ela se vinga. E sua vingança vem na forma de colapsos econômicos, perseguições em massa, e o sofrimento humano na escala industrial.

A busca pela verdade não pode ser subordinada a um projeto político sem que se destrua sua própria essência. Se quisermos preservar o que resta de sanidade intelectual, precisamos resgatar a distinção fundamental entre o que é e o que desejamos que seja. Só então poderemos escapar do ciclo de ilusões que nos condena, repetidamente, a pagar o preço da mentira organizada.


José Rodolfo G. H. Almeida é escritor e editor do site www.conectados.site

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The Dictatorship of Thought – Marxism and the Silencing of Truth


Subordinating truth to action is not only a theoretical error, but the denial of truth itself as a criterion independent of the will. 
By transforming truth into a servant of action, its independent nature is denied, paving the way for reality to be shaped according to ideological conveniences. Both pragmatism and Marxism commit this error, but in the case of Marxism, it assumes an even more serious form, since it is not only a philosophical error, but a political doctrine converted into a method of domination.

If Marx had limited himself to an economic or historical analysis, his system could have remained in the realm of hypotheses. But his ambition was different: to build a social science that would not only describe reality, but transform it. This impulse was not scientific, but religious. Science, to be science, must seek the truth regardless of political consequences; Marx, on the other hand, wanted to forge a science that would be both an instrument of power and a justification for an unquestionable party.

Marxist epistemology, by asserting that all knowledge is conditioned by the class struggle, destroys the very possibility of objective knowledge. If every theory reflects a class interest, then Marxism, as a theory, is nothing more than a reflection of the interests of the revolutionary proletariat. But if this is true, it cannot claim objectivity; if it is false, it collapses as one ideology among others. Marx never resolved this paradox, he merely swept it under the dialectical rug.

The psychology of this error reveals a common mechanism in totalitarian ideologies: the confusion between knowledge and will. The Marxist does not seek truth, but victory. The intellect, which should serve contemplation and discovery, is instrumentalized to justify a political end. Thought becomes subservient to the party, and any deviation is denounced as “false consciousness” or “bourgeois deviation.” Here one of the most striking features of the revolutionary mentality is revealed: the total submission of truth to the will of power.

This confusion is not just a logical flaw; it has devastating consequences. The subordination of truth to politics inevitably leads to the destruction of science and the instrumentalization of culture. The Soviet Union, by adopting Lysenky's biology, not only condemned millions to starvation, but demonstrated the inevitable fate of any system that dissolves the boundary between theory and practice: truth becomes irrelevant, reality is shaped by ideology, and systematic lies become the norm.

The fundamental flaw of Marxism lies not only in its epistemological methodology, but in its psychological structure. By promising a “total” knowledge of society, it offers an illusory security to the insecure intellect. The Marxist militant does not need to doubt, question, or investigate; he already possesses the interpretative key to all phenomena in the world. This illusion of omniscience is psychologically irresistible to those who fear the complexity of reality and seek a narrative that provides an absolute meaning to existence.

Herein lies the true danger of socialism: it not only fails to understand reality, but it creates a type of mind incapable of recognizing it. The militant, convinced that all alternative knowledge is a product of bourgeois ideology, shields himself from any correction. His thinking becomes impenetrable to rational argument because his belief is not rational but existential. Socialism, by presenting itself as science, assumes the form of a doctrine; by proclaiming itself rational, it becomes immune to reason.

This characteristic explains why Marxism has survived the collapse of all its predictions. Marx predicted the imminent destruction of capitalism, the worsening of class contradictions, the inevitability of the proletarian revolution, and all these predictions failed. But the Marxist does not abandon his belief, because his loyalty to the system does not depend on its veracity, but on its psychological function. He does not adhere to Marxism because it is true, but because he needs it to be true. Error thus crystallizes as an emotional and social necessity.

The destruction of truth is not a side effect of socialism, but its logical goal. Truth, being a criterion independent of the will, is an obstacle to any ideology that seeks to reshape reality according to its own terms. A revolutionary party that sets out to transform the world must first of all destroy the possibility of a transcendent truth. This explains the Marxist hostility to religion, metaphysics, and even classical logic: any criterion of truth that transcends the political struggle is a threat to the monopoly of ideology.

Pragmatism, by asserting that truth is only that which works, creates the philosophical ground for this perversion, but it is Marxism that implements it in practice with totalitarian rigor. If truth is to serve a political project, then all science, all culture, and all thought must be subordinated to the party. Ultimately, there is no longer any difference between truth and propaganda, between knowledge and obedience. The end result is the tyranny of official discourse, where lies become the norm and reality a state crime.

The dissolution of the boundary between theory and practice, truth and action, knowledge and ideology is not a harmless mistake. It destroys the very fabric of civilization. A world where truth is defined by the party is a world where lies become a political necessity. This is not a theoretical risk, but a historical lesson. Truth, when sacrificed in the name of a revolutionary ideal, does not disappear; it takes revenge. And its revenge comes in the form of economic collapses, mass persecutions, and human suffering on an industrial scale.

The search for truth cannot be subordinated to a political project without destroying its own essence. If we want to preserve what remains of intellectual sanity, we must rescue the fundamental distinction between what is and what we wish it to be. Only then can we escape the cycle of illusions that condemns us, time and again, to pay the price of organized lies.


José Rodolfo G. H. Almeida is a writer and editor of the website www.conectados.site

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