Nos limites da Mentalidade Revolucionária
Desde que o homem é homem, ele sonha com um mundo diferente. A insatisfação com a ordem vigente sempre foi o motor da história, mas há uma diferença abissal entre o desejo de aperfeiçoamento e a ânsia revolucionária. A mentalidade revolucionária não busca reformas nem melhorias graduais, ela exige a aniquilação do passado e do presente, como se pudesse recriar o homem a partir do nada, moldando-o à imagem de um ideal abstrato.
Essa pulsão destrutiva, embora disfarçada sob o manto da esperança, revela-se na sua mais pura essência quando se analisa seu histórico de feitos: Terror na França, Gulags na Rússia, fome no Camboja, expurgos na China. O padrão se repete como uma maldição, cada promessa de redenção desemboca em sangue, cada utopia vendida em nome do “bem maior” exige sacrifícios humanos que só de serem mencionados fariam estremecer os próprios deuses do paganismo antigo.
O revolucionário, em sua essência, é um profeta sem Deus, um demiurgo de gabinete que se julga capaz de redesenhar a realidade à força. Ele não se submete a nenhuma lei moral, porque seu tribunal é o futuro, e o futuro, sendo incognoscível, jamais o julgará. O que significa que qualquer atrocidade pode ser legitimada em nome do "progresso". A guilhotina dos jacobinos, os pelotões de fuzilamento bolcheviques, os campos de reeducação maoístas, todos justificáveis, todos necessários, porque para os apóstolos da revolução, o presente não é senão um entrave a ser esmagado.
A mentalidade revolucionária se alimenta da destruição dos limites, não há tradição que não seja vista como opressão, não há ordem que não seja percebida como tirania, não há instituição que não mereça ser dissolvida. O passado? Um amontoado de erros. O presente? Uma prisão. Só o futuro importa, um futuro tão brilhante e tão distante que nunca chega, e por isso, a destruição nunca cessa.
Diante desse histórico macabro, o mais assustador não é que a mentalidade revolucionária continue existindo, porque sempre existiu, mas que continue seduzindo corações e mentes, mesmo depois de ter reduzido nações inteiras a cinzas. Hoje, ela não empunha fuzis nas barricadas, mas se infiltra no discurso, na cultura, na linguagem. Ela se traveste de “mudança social”, de “revolução cultural”, de “transformação necessária”. Mas a lógica é a mesma: nada do que existe presta, tudo deve ser apagado, e os que discordam não merecem diálogo, merecem ser silenciados, reeducados ou eliminados.
O que se recusa a morrer, não é a revolução, mas a realidade. Por mais que tentem bani-la, a natureza humana resiste. O desejo de liberdade não se apaga, o instinto de sobrevivência não se subjuga indefinidamente, a verdade não pode ser soterrada. O mundo não se constrói sobre ruínas, e as civilizações que prosperaram foram aquelas que entenderam que progresso não se faz com explosões, mas com edificação paciente.
A lição que a história nos oferece, e que os adoradores da revolução insistem em ignorar, é esta: a promessa utópica sempre cobra seu preço, e esse preço, invariavelmente, se escreve com sangue.
José Rodolfo G. H. Almeida é escritor e editor do site www.conectados.site
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At the Limits of the Revolutionary Mindset
Ever since man was born, he has dreamed of a different world. Dissatisfaction with the current order has always been the driving force of history, but there is a huge difference between the desire for improvement and the revolutionary urge. The revolutionary mentality does not seek reforms or gradual improvements; it demands the annihilation of the past and the present, as if it could recreate man from nothing, molding him in the image of an abstract ideal.
This destructive drive, although disguised under the cloak of hope, reveals itself in its purest essence when one analyzes its history of deeds: Terror in France, Gulags in Russia, famine in Cambodia, purges in China. The pattern repeats itself like a curse: every promise of redemption ends in bloodshed, every utopia sold in the name of the “greater good” demands human sacrifices that would make the very gods of ancient paganism tremble just by mentioning them.
The revolutionary, in essence, is a godless prophet, an armchair demiurge who believes himself capable of forcibly reshaping reality. He does not submit to any moral law, because his tribunal is the future, and the future, being unknowable, will never judge him. Which means that any atrocity can be legitimized in the name of "progress." The Jacobin guillotine, the Bolshevik firing squads, the Maoist reeducation camps, all of them justifiable, all of them necessary, because for the apostles of the revolution, the present is nothing more than an obstacle to be crushed.
The revolutionary mentality feeds on the destruction of limits: there is no tradition that is not seen as oppression, there is no order that is not perceived as tyranny, there is no institution that does not deserve to be dissolved. The past? A pile of mistakes. The present? A prison. Only the future matters, a future so bright and so distant that it never arrives, and therefore the destruction never ceases.
Given this macabre history, the most frightening thing is not that the revolutionary mentality continues to exist, because it has always existed, but that it continues to seduce hearts and minds, even after having reduced entire nations to ashes. Today, it does not wield rifles on the barricades, but infiltrates discourse, culture, and language. It disguises itself as “social change,” “cultural revolution,” and “necessary transformation.” But the logic is the same: nothing that exists is any good, everything must be erased, and those who disagree do not deserve dialogue; they deserve to be silenced, re-educated, or eliminated.
What refuses to die is not the revolution, but reality. No matter how much they try to banish it, human nature resists. The desire for freedom cannot be extinguished, the instinct for survival cannot be subjugated indefinitely, the truth cannot be buried. The world is not built on ruins, and the civilizations that have prospered are those that understood that progress is not made with explosions, but with patient construction.
The lesson that history offers us, and that the worshippers of revolution insist on ignoring, is this: the utopian promise always exacts its price, and that price is invariably written in blood.
José Rodolfo G. H. Almeida is a writer and editor of the website www.conectados.site
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